quinta-feira, 17 de maio de 2007

Paraguai - Aspectos Demograficos


A maioria da população do Paraguai é composta de mestiços, fruto de casamento de descendentes de colonizadores hispânicos com nativos. Há também uma população branca de origem predominantemente espanhola, seguida pelas de origem alemã e italiana. Até hoje, a maior parte da população não fala o castelhano, preservando o guarani.
Étnico, cultural e socialmente organizado, o Paraguai possui uma das populações mais homogêneas da
América Latina. Pouco vestígio deixou a cultura guarani original exceto os conhecimentos das plantas medicinais e a língua, que é entendida por 90% da população do país. Aproximadamente 75% de todos os paraguaios falam a língua castelhana. O guarani e o castelhano são idiomas oficiais. Alemães, italianos, japoneses, coreanos, chineses, sírios, árabes, brasileiros e argentinos estão entre as nacionalidades que se instalaram em Paraguai, mantendo em bom grau suas línguas próprias.
A população do Paraguai é distribuída desigualmente em todo o país. A grande maioria da população vive na região oriental, mais dentro de 160 km de
Assunção, a capital e a cidade mais populosa. O Chaco ou Região Ocidental, que abriga aproximadamente 60% do território, abriga menos de 2% da população. O país é predominantemente católico, com mennonitas e outras minorias protestantes.

Nenhum comentário: